quarta-feira, 31 de março de 2010

Tutorial: Usando o Cobian Backup

Veja como usar o Cobian Backup 9 com este tutorial.


O Cobian Backup tem uma série de características que o torna verdadeiramente uma das mais completas soluções de backup.

Ele fará uma cópia de um arquivo cada vez ele for alterado. Como você pode imaginar, este tipo de solução pode ser inestimável para programadores, escritores, designers, jornalistas, entre muitos outras profissões.

Como configurá-lo? Aqui está um guia passo a passo:

1 - Baixe e instale o Cobian Backup 9. Você verá uma tela como esta quando executá-lo pela primeira vez:


2 – Clique em Task >> New Task. Dê à tarefa um nome fácil de lembrar e escolha Differential como tipo de backup:


3 - Clique na seção Files, na lateral esquerda, e na metade superior da janela escolha os arquivos e/ou diretórios que você quer que ele monitore clicando no botão Add. Depois de ter feito isso, clique no botão Add da parte inferior e escolha o local que você quer as revisões sejam salvas.

4 - Agora, passe para a seção Schedule. Altere para Timer e, na parte inferior da janela, entre com quantos minutos você quer entre cada backup. Se você estiver trabalhando em algo que tenha muitas revisões é muito importante verificar a cada minuto, caso contrário, a cada 15 ou 30 minutos deve ser suficiente. Alternativamente, você pode definir um horário ou dia específico para os backups ocorrerem, mas geralmente um temporizador funciona melhor para manter o controle das revisões.


5 - Clique no botão OK. Qualquer arquivo que for alterado será copiado para uma nova pasta identificada com a data/hora em que o backup foi realizado:


Para encontrar algum arquivo em particular, basta executar uma pesquisa em sua pasta de backup para o arquivo específico. Isso pode facilmente ser feito clicando com o botão direito a pasta de backup, e escolhendo a opção Pesquisa.



Outras opções de configurações a serem consideradas
Se você seguiu os passos acima seus backups devem estar funcionando corretamente, mas há algumas coisas que você pode querer configurar:

- Mudar o Formato de data e hora: Cada vez que uma nova pasta é criada para salvar as revisões seu nome é atribuído a data e a hora atuais. O formato do tempo pode ser alterado, vá para Tools >> Options >> Advanced e altere o valor no campo Date/Time Format.

- Desligue o pop-up de Alerta: Sempre que uma cópia de segurança começa um pop-up é mostrado na bandeja do sistema dizendo a você o que está acontecendo. Se os seus backups estão acontecendo freqüentemente isso pode ser bastante desagradável. Basta ir em Tools >> Options >> Functionality e desmarcar a opção Show backup hints.

- Arquive os backups: Se você estiver fazendo backups com freqüência, eles podem rapidamente começar a consumir uma grande quantidade de espaço. Uma coisa que você pode fazer para ajudar a conservar o espaço é arquivar e comprimir os arquivos a cada vez que é feito um backup. Quando você estiver configurando seu backup você verá uma seção na lateral esquerda chamada Archive, clicando nela você poderá escolher o método de compressão.



Fonte: Fórum do BABOO

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