quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

FAQ Dinâmica Software - Folha de Pagamento


Nesta seção estão algumas das perguntas mais freqüentes realizadas por nossos clientes mas que é muito importante todos saberem a respeito. Siga abaixo as principais dúvidas:

FAQ 1
Pergunta: Como enviar SEFIP sem Movimento pelo Sistema Dinâmica Folha de Pagamento?

Resposta: Não existe forma de enviar sem movimento, pois o layout da SEFIP não abrange este tipo de importação. Caindo em duas situações:

- Caso esta empresa já esteja cadastrada dentro do Folha esta SEFIP pode ser enviada com um prolaborista "falso" e dentro da SEFIP apagar este, depois deve-se mudar a competência e selecionar na Aba Movimento a opção Ausência de Fato Gerador (Sem Movimento).

- Caso não tenha cadastrado no sistema basta entrar diretamente no programa da SEFIP cadastrar esta empresa rapidamente e na mesma Aba Movimento selecionar a opção Ausência de Fato Gerador (Sem Movimento).

FAQ2
Pergunta: Porque em alguns momentos o sistema trava ao tentar Imprimir o Recibo de Férias de um funcionário?

Resposta: Isso ocorre devido a falta de cadastro no funcionário em questão. Quando isto ocorrer deves ir no cadastro do funcionário na aba Profissionais > campo Turno de Trabalho > Alterar. Deve-se preencher o Quadro de Horários com pelo menos a hora de Entrada e Término.

FAQ3
Pergunta: Ao exportar a SEFIP o validador indica erro de Hierarquia.

Resposta: Erro de hierarquia ocorre quando é feita a geração do arquivo com empresas sem nenhum funcionário, pró-labore ou contribuinte individual configurado. Basta tirar a empresa no momento da exportação do arquivo ou cadastrar algum funcionário, pró-labore ou contribuinte individual. No caso de exportação de Departamento/ Tomador de apenas um cliente, verificar se no cadastro do funcionário está configurado o Departamento/ Tomador.


FAQ4
Pergunta: Porque ao calcular a folha de um funcionário, o valor de algum evento ficou zerado?


Resposta: Neste caso se encaixam duas hipóteses, o cadastro do evento está como valor ou a formula está incorreta. No caso de fórmula incorreta entre em contato com nosso Suporte.


FAQ5
Pergunta: Ao tentar selecionar um funcionário, o mesmo não aparece na lista para seleção.



Resposta: Verificar neste caso se a Empresa é a correta, se a Competência é a desejada, se a situação do funcionário está certa, se a Lupa está selecionada. Se caso estiver tudo correto verificar o Arquivo de Log, para casos de exclusão de cadastro.


FAQ6
Pergunta: A situação do funcionário está incorreta. Ex.: Funcionário está de Férias, mas aparece a situação como Trabalhando.

Resposta: Fazer a rotina de reconstruir arquivo de situação.
Menu Ferramentas > Reconstruir Arquivo de Situação. IMPORTANTE: Todos os outros Sistemas Dinâmica Folha devem estar fechados.

FAQ7
Pergunta: Ao calcular a folha de funcionário, o evento de IRRF puxa valor incorreto.

Resposta: Dependendo da competência a fórmula do evento pode estar desatualizada, não encaixando o salário na faixa correta ou com abatimento por dependente incorreto para competência, fazendo a dedução errada. Outro caso pode ser do evento estar incorreto, faltando alguma linha ou sem o retorno da variável correta. Entre em contato com nosso Suporte para correções no evento.

FAQ8

Pergunta: Ao imprimir um Recibo de Salário, não aparece as Bases de INSS, FGTS e IRRF.

Resposta: Na tela de impressão no botão Configurar, basta configurar as bases de incidência utilizadas.

FAQ9
Pergunta: Como e quando é feito o cadastro da alíquota FAP?

Resposta: Menu Cadastro > Empresa > Selecione a Empresa > Alterar > aba Configurações e coloque o FAP, este é encontrado no Site da Receita pelo CNPJ da empresa . O código só pode ser cadastrado quando a empresa tem alíquota RAT. Se a empresa é Optante do Simples exceto do Anexo IV, o FAP ficará fixado em 1,00. O cadastro da alíquota acontece a partir da competência 01/2010. Caso não consiga colocar valor no campo FAP, coloque na Aba > Configurações Adicionais coloque Não Optante, preencha a alíquota FAP e volte na e mude para Optante novamente.

FAQ10
Pergunta: Ao imprimir meu Relatório de Rescisões, alguns eventos não aparecem na impressão.

Resposta: No Menu Relatórios > Mensais > Rescisões > Rescisão, clique no botão Configuração e configure os eventos que estão na rescisão dos funcionários.

FAQ11
Pergunta: A Maior Remuneração não tem no cálculo um determinado evento, necessário para trazer o valor correto de Salário Base.

Resposta: Menu Editar > Opções > aba MR/Exclui Mês > aba Eventos de Maior Remuneração, clique em Inserir e selecione o Evento e o Tipo deste Evento.

FAQ12
Pergunta: O cálculo de Media de algum Evento está zerado, mesmo tendo valores para calculo.

Resposta: Verificar o evento se está a valor ou fórmula, se está a formula se está correta, verificar se for Média de Horas se está assinalada opção Referência Dada em Horas. Se persistir o valor 0, verificar no cadastro do Sindicato nos campos Média Ref. e na Média de Valor se está de acordo com o que o sindicato indica, o normal colocar número 12 para os dois campos.


FAQ13
Pergunta: Ao tentar fazer algum lançamento ou cadastro ocorre a seguinte mensagem: “A tentativa de numerar automaticamente este registro falho. Erro: Chave Duplicada (40). Deseja tentar novamente?”.

Resposta: Isso decorre de uma queda de energia ou da rede no momento do cadastro ou do lançamento. Para arrumar é necessário entrar no arquivo .TPS da base de dados. Assim que ocorrer entre em contato com nosso Suporte.

FAQ14
Pergunta: Ao tentar abrir ou fazer algum cadastro ou ação no Sistema Folha de Pagamento ocorre o seguinte erro:


Resposta: Este erro ocorre quando o Sistema ou a Base de Dados não estão atualizadas. Verifique qual o "arquivo.TPS" está com o erro e siga a tabela para saber qual patch ou conversor você necessita.




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