O Cobian Backup tem uma série de características que o torna verdadeiramente uma das mais completas soluções de backup.
Ele fará uma cópia de um arquivo cada vez ele for alterado. Como você pode imaginar, este tipo de solução pode ser inestimável para programadores, escritores, designers, jornalistas, entre muitos outras profissões.
Como configurá-lo? Aqui está um guia passo a passo:
1 - Baixe e instale o Cobian Backup 9. Você verá uma tela como esta quando executá-lo pela primeira vez:
Outras opções de configurações a serem consideradas
Se você seguiu os passos acima seus backups devem estar funcionando corretamente, mas há algumas coisas que você pode querer configurar:
- Mudar o Formato de data e hora: Cada vez que uma nova pasta é criada para salvar as revisões seu nome é atribuído a data e a hora atuais. O formato do tempo pode ser alterado, vá para Tools >> Options >> Advanced e altere o valor no campo Date/Time Format.
- Desligue o pop-up de Alerta: Sempre que uma cópia de segurança começa um pop-up é mostrado na bandeja do sistema dizendo a você o que está acontecendo. Se os seus backups estão acontecendo freqüentemente isso pode ser bastante desagradável. Basta ir em Tools >> Options >> Functionality e desmarcar a opção Show backup hints.
- Arquive os backups: Se você estiver fazendo backups com freqüência, eles podem rapidamente começar a consumir uma grande quantidade de espaço. Uma coisa que você pode fazer para ajudar a conservar o espaço é arquivar e comprimir os arquivos a cada vez que é feito um backup. Quando você estiver configurando seu backup você verá uma seção na lateral esquerda chamada Archive, clicando nela você poderá escolher o método de compressão.