terça-feira, 3 de agosto de 2010

Folha de Pagamento Digital - Novo Projeto da Receita Federal


           A Receita Federal do Brasil tem um novo projeto que vai mexer com as empresas em geral e precisamos começar a nos interar sobre este assunto: SPED FPD ou e-FOPAG.

Projeto que em Curto Prazo:

1 - Criará a Folha de Pagamento Digital;

2 - Extinguirão a folha de pagamento em meio impresso e o layout MANAD;

3 - Padronizará as rubricas de folha de pagamento e a tabela de incidências;

E que a Médio Prazo:

4 - Implantará a transmissão única de informações prestadas ao CAGED, RAIS, DIRF, GRRF, MANAD, GFIP, Folha de Pagamento, Ficha de Registro de Empregados;

5 - Implantará Cadastro Único de Trabalhadores.

          Os constantes recordes de arrecadação federal divulgados na mídia dão a dimensão da evolução do fisco eletrônico e a direção aos novos projetos em 2010, dentre os quais destacamos a Folha de Pagamento Digital - SPED FPD ou nomes alternativos como e-Fopag, e-Social ou SPED Previdenciário.

          Essa fase do projeto SPED pretende integrar Ministério do Trabalho, Caixa Econômica Federal, Justiça do Trabalho, Previdência Social, Receita Federal e outras entidades, principalmente as do "sistema S", padronizando o compartilhamento das informações e uniformizando as obrigações acessórias trabalhistas e previdenciárias sobre a folha.

          Não será uma tarefa fácil, pois conciliar todas as particularidades existentes entre os órgãos citados é um grande desafio. Poderão ser encontradas no portal SPED, notícias oficiais sobre este Projeto.

Fonte: ITC

Nenhum comentário:

Postar um comentário